42 anos de Desenvolvimento

Clealco em um novo momento

Nascemos da coragem e visão empreendedora dos nossos fundadores, que 42 anos atrás apostaram no potencial da cana-de-açúcar.

 

Agora, anunciamos ao mercado uma grande transformação. Veja os detalhes no comunicado que divulgamos:

 

CLEALCO SOLUCIONA CERCA DE 80% DE DÍVIDA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL APÓS CLOSING DE TRANSAÇÃO E ELEVA MOAGEM EM MAIS DE 70% EM TRÊS SAFRAS

 

O Grupo Clealco anuncia ao mercado o closing de uma transação que marca definitivamente sua reestruturação, possibilitando à Companhia solucionar quase na totalidade a dívida em recuperação judicial e garantindo a manutenção de sua capacidade produtiva sem a necessidade de vender UPIs (Unidades Produtoras Independentes).

 

Na transação, já homologada nos autos da RJ, a Clealco obteve via DIP Finance valor que contempla cerca de 80% do referido passivo, e terá cinco anos para liquidação do crédito, considerando um período inicial de carência.

 

A negociação durou aproximadamente dois anos e foi conduzida pelo management da Clealco conjuntamente com a área de finanças corporativas da Czarnikow Group, contratada para buscar junto à Companhia alternativas definitivas para o seu endividamento, em linha com o Plano de Recuperação Judicial aditado em junho/20.

 

Este é o ápice do processo de transformação da Clealco, que em uma ampla estratégia de reestruturação retomou a rentabilidade da Companhia, alcançando resultados históricos que somam mais de R$ 350 milhões em lucro líquido nos últimos três exercícios.

 

A transação consolida o atual modelo de gestão da empresa, norteado por uma cultura de valorização e desenvolvimento de pessoas, e na construção e implementação de ações focadas na excelência operacional, geração de valor e sustentabilidade do negócio. Gustavo Henrique Rodrigues, CEO do Grupo, destaca que “a trajetória recente de superação da Clealco será uma referência de verdadeira e rápida recuperação, onde saímos de um cenário operacional e financeiro extremamente crítico para a conclusão de uma transação que reduz expressivamente a alavancagem financeira da empresa, possibilitando novos avanços que garantam um crescimento sustentável”.

 

"A Czarnikow tem muito orgulho de ter assessorado a Clealco nesta transação transformacional. Seguiremos apoiando a Companhia e seus acionistas neste novo ciclo que promete ser muito positivo", destaca Fernando Soares, Senior Manager da Czarnikow Group.

 

“A Clealco tem como grande diferencial as pessoas, um time que teve papel decisivo nesta transformação, se destacando pela competência, engajamento e pelo exemplo de resiliência. O sentimento de corresponsabilidade que permeou nossas ações ao longo dos últimos anos fez com que a Clealco se fortalecesse frente às adversidades e registrasse sucessivos resultados recordes. Soma-se ainda a integridade e transparência que sempre tivemos junto aos stakeholders, mantendo uma forte relação com os parceiros, em especial os produtores de cana-de-açúcar”, destaca Rodrigues.

 

Na safra atual, a Clealco irá incrementar sua moagem chegando a sete milhões de toneladas de cana-de-açúcar, volume que supera em mais de 70% o atingido na safra 19/20, quando ainda estruturava-se o aditamento ao seu Plano de Recuperação Judicial, atingindo assim a capacidade efetiva das plantas industriais. “Com a contínua evolução de performance que temos alcançado nas operações e a manutenção da geração de caixa em alto patamar, estamos plenamente confiantes de que este marco da nossa transformação vai nos impulsionar a ser ainda maiores”, conclui.

 

NOVA MARCA É SÍMBOLO DA TRANSFORMAÇÃO DA CLEALCO E REFLETE SUA PERPETUIDADE

 

Frente a este histórico momento, que simboliza a transformação e a perpetuidade da Clealco, a marca da empresa foi modernizada pela primeira vez em 42 anos, em um amplo projeto de rebrand.

 

A nova marca preserva as cores originais que são fortes características da Clealco, e que foram escolhidas pelos fundadores por representarem a energia e a paixão pela Companhia, além de atualizar elementos visuais importantes, transmitindo leveza, inovação e dinamismo ao símbolo do Grupo.

 

“A nova marca da Clealco valoriza a coragem e pioneirismo, perseverança e resiliência dos seus fundadores, reconhecendo também o legado que tem sido mantido de forma veemente pelos atuais Conselheiros de Administração da Companhia; ao mesmo tempo, reflete a transformação e o propósito do negócio. Liderar o time Clealco neste caminho de desenvolvimento e sucesso são motivos de enorme orgulho, e não poderia haver momento melhor para modernizarmos nossa marca”, ressalta o CEO.

 


Nova marca simboliza transformação 42 anos de Desenvolvimento
Linha do Tempo
DEZEMBRO DE 1980 A Clealco foi fundada em 5 de dezembro de 1980, quando reuniram-se os acionistas em Assembleia Geral, constituindo formalmente a unidade de Clementina. Em 11 de janeiro de 1981, foi aprovado o Projeto pelo Cenal (Conselho Nacional do Álcool) e logo depois, deram-se início às obras da destilaria.
DEZEMBRO DE 1980
MAIO DE 1985
MAIO DE 1985 Em 4 de Maio de 1985, a Clealco inaugurou a Cares (Clealco Associação Recreativa, Esportiva e Social). O espaço, destinado exclusivamente para colaboradores e dependentes da empresa, possui uma ampla área de lazer, com salão de festas, piscinas, quiosque, quadras de tênis e beach tennis, além de campos de futebol.
JANEIRO DE 2003 O excelente desempenho da unidade de Clementina e a expansão do mercado sucroenergético no Brasil foram fatores decisivos para a implantação da segunda unidade, a Clealco Queiroz. As obras começaram em março de 2003 e no segundo semestre de 2006, a usina entrou em operação.
JANEIRO DE 2003
DEZEMBRO DE 2007
DEZEMBRO DE 2007 Em 10 dezembro de 2007, aderimos ao Protocolo Agroambiental do Estado de São Paulo, que antecipou os prazos legais para a eliminação da prática da queima de cana-de-açúcar, de 2021 para 2014 nas áreas onde já é possível a colheita mecanizada e de 2031 para 2017 nas áreas em que não existe tecnologia adequada para a mecanização. A Clealco foi uma das primeiras usinas do Estado a cumprir 100% das diretrizes do protocolo.
NOVEMBRO DE 2009 Em 20 de novembro de 2009, inauguramos o Centro Cultural Clealco – Kenkiti Kimura, um espaço voltado exclusivamente para a qualificação profissional, composto por salas de treinamentos, anfiteatro, sala de informática e biblioteca.
NOVEMBRO DE 2009
MARÇO DE 2010
MARÇO DE 2010 Foi iniciada a cogeração de energia da Clealco, na unidade de Queiroz. Em 1º de março de 2010 a empresa foi autorizada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a exportar cerca de 100 mil MWh de energia ao sistema elétrico nacional.
2010 Em parceria com o Governo do Estado, iniciamos o Programa Clealco Qualifica Entressafra, promovendo treinamentos aos colaboradores durante o período de entressafra, proporcionando desenvolvimento profissional e conhecimento para os planos de sucessão das operações e ampliação da empregabilidade.
2010
JULHO DE 2012
JULHO DE 2012 Foi inaugurado no dia 30 de julho de 2012, o “Pórtico Clealco – Arlindo Pizzo” na via de acesso da primeira unidade da empresa em Clementina. O local foi organizado pela direção do Grupo para homenagear a memória de “Arlindo Pizzo”, um dos principais fundadores da Clealco e antigo dono da fazenda onde a sede de Clementina foi construída.
NOVEMBRO DE 2015 Realizamos nossa primeira exportação de etanol no dia 26 de novembro. Foram embarcados 5.250 m³ do produto para o Japão.
NOVEMBRO DE 2015
JULHO DE 2018
JULHO DE 2018 Iniciamos um amplo plano de reestruturação e transformação do negócio com o Projeto Confiar. Ele foi lançado com 3 objetivos principais: 1. Fazer com que a Clealco retornasse a uma Operação rentável. 2. Lançar as bases para um novo ciclo de desenvolvimento da Companhia. 3. Gerar valor para funcionários, fornecedores, parceiros agrícolas e acionistas.
40 ANOS DE HISTÓRIA Completamos 40 anos de história, em meio a muitos avanços relacionados à Segurança do Trabalho, tecnologia nas operações e com um grande plano de desenvolvimento para o futuro. Na conclusão da Safra 2020/2021, a Companhia obteve Lucro Líquido recorde.
40 ANOS DE HISTÓRIA
100 MAIORES DO AGRO BRASILEIRO
100 MAIORES DO AGRO BRASILEIRO A Clealco foi listada, pela primeira vez em sua história, no ranking da revista Forbes (maior veículo de economia do mundo) entre as 100 maiores empresas do Agronegócio Brasileiro. Com lucros líquidos acumulados na ordem de R$ 350 milhões, a empresa consolida sua reestruturação.
MAIO DE 2023 A Clealco anunciou ao mercado o closing de uma relevante transação que solucionou cerca de 80% de sua dívida em recuperação judicial. Simbolizando este momento, a empresa lançou uma nova marca, primeiro rebrand da empresa em 42 anos.
MAIO DE 2023