Canal de Denúncias Clealco

Agimos com ética e respeito

A Clealco disponibiliza um Canal de Denúncias para que colaboradores, terceiros e o público externo possam apontar situações e não conformidades com o Código de Conduta e Políticas da Companhia, bem como denúncias relacionadas a atos de corrupção, fraude e demais irregularidades previstas na Lei 12.846/2013.

 

A denúncia pode ser realizada pelo telefone 0800 878 2107 ou online (clique aqui), 24 horas por dia, 7 dias da semana.


As denúncias são recebidas pelo Grupo Grupo IAUDIT, que é uma empresa independente com tradição de mercado e mais de 22 anos de atuação, inclusive no setor sucroenergético, oferecendo para as empresas soluções em Gerenciamento de Riscos, Compliance e Auditorias.

Os relatos fornecidos pelo denunciante são apurados de forma sigilosa, sendo garantida a proteção de seus dados, não sendo tolerado qualquer tipo de retaliação ou forma de intimidação.



DÚVIDAS FREQUENTES:
 

Onde faço a denúncia?

A denúncia pode ser realizada pelo telefone 0800 878 2107 ou online (clique aqui), 24 horas por dia, 7 dias da semana.

 

Quem pode denunciar?

O canal de denúncias está disponível a todos os colaboradores e colaboradoras, equipes terceirizadas, parceiros comerciais, fornecedores, clientes e a comunidade em geral, para que o acessem sempre que suspeitarem ou souberem de algo contrário às diretrizes éticas da Clealco.

 

Que tipos de situações devem ser denunciadas?

Você pode relatar qualquer comportamento que viole o código de conduta, as políticas internas, leis ou normas da Clealco. Exemplos incluem assédio, discriminação, fraudes, corrupção, práticas antiéticas ou qualquer situação que prejudique o ambiente de trabalho ou cause danos à organização.

 

Como faço uma denúncia?

É importante que a denúncia seja enviada da forma mais detalhada possível. Você também pode anexar documentos que ajudem no entendimento do relato. Veja alguns exemplos:

Descrição detalhada dos fatos ocorridos

Nome das pessoas envolvidas

Empresas e departamentos envolvidos

Local da denúncia

Testemunhas

Fotos e documentos que possam colaborar com a denúncia

Qualquer outra informação relevante

Esses itens não são obrigatórios, mas agilizam o processo de apuração.

 

Que tipo de provas posso anexar à denúncia?

Você pode anexar qualquer documento, foto, e-mail, gravação ou outro tipo de evidência que ajude a comprovar os fatos relatados. Quanto mais detalhadas forem as provas, melhor será para investigar o caso e tomar as ações apropriadas.

 

Devo relatar situações que não estou envolvido?

Sim, é importante relatar situações, mesmo que elas não te afetem diretamente. Deixar de informar sobre comportamentos errados ou problemas pode prejudicar o ambiente de trabalho e afetar outras pessoas ou a empresa. Quando você relata algo que viu, mesmo sem ser afetado, está ajudando a criar um ambiente mais seguro, justo e ético para todos. Sua denúncia pode evitar problemas no futuro e garantir que as ações certas sejam tomadas.