Canal de Denúncias Clealco
Agimos com ética e respeitoA Clealco disponibiliza um Canal de Denúncias para que colaboradores, terceiros e o público externo possam apontar situações e não conformidades com o Código de Conduta e Políticas da Companhia, bem como denúncias relacionadas a atos de corrupção, fraude e demais irregularidades previstas na Lei 12.846/2013.
A denúncia pode ser realizada pelo telefone 0800 878 2107 ou online (clique aqui), 24 horas por dia, 7 dias da semana.
As denúncias são recebidas pelo Grupo Grupo IAUDIT, que é uma empresa independente com tradição de mercado e mais de 22 anos de atuação, inclusive no setor sucroenergético, oferecendo para as empresas soluções em Gerenciamento de Riscos, Compliance e Auditorias.
Os relatos fornecidos pelo denunciante são apurados de forma sigilosa, sendo garantida a proteção de seus dados, não sendo tolerado qualquer tipo de retaliação ou forma de intimidação.
DÚVIDAS FREQUENTES:
Onde faço a denúncia?
A denúncia pode ser realizada pelo telefone 0800 878 2107 ou online (clique aqui), 24 horas por dia, 7 dias da semana.
Quem pode denunciar?
O canal de denúncias está disponível a todos os colaboradores e colaboradoras, equipes terceirizadas, parceiros comerciais, fornecedores, clientes e a comunidade em geral, para que o acessem sempre que suspeitarem ou souberem de algo contrário às diretrizes éticas da Clealco.
Que tipos de situações devem ser denunciadas?
Você pode relatar qualquer comportamento que viole o código de conduta, as políticas internas, leis ou normas da Clealco. Exemplos incluem assédio, discriminação, fraudes, corrupção, práticas antiéticas ou qualquer situação que prejudique o ambiente de trabalho ou cause danos à organização.
Como faço uma denúncia?
É importante que a denúncia seja enviada da forma mais detalhada possível. Você também pode anexar documentos que ajudem no entendimento do relato. Veja alguns exemplos:
Descrição detalhada dos fatos ocorridos
Nome das pessoas envolvidas
Empresas e departamentos envolvidos
Local da denúncia
Testemunhas
Fotos e documentos que possam colaborar com a denúncia
Qualquer outra informação relevante
Esses itens não são obrigatórios, mas agilizam o processo de apuração.
Que tipo de provas posso anexar à denúncia?
Você pode anexar qualquer documento, foto, e-mail, gravação ou outro tipo de evidência que ajude a comprovar os fatos relatados. Quanto mais detalhadas forem as provas, melhor será para investigar o caso e tomar as ações apropriadas.
Devo relatar situações que não estou envolvido?
Sim, é importante relatar situações, mesmo que elas não te afetem diretamente. Deixar de informar sobre comportamentos errados ou problemas pode prejudicar o ambiente de trabalho e afetar outras pessoas ou a empresa. Quando você relata algo que viu, mesmo sem ser afetado, está ajudando a criar um ambiente mais seguro, justo e ético para todos. Sua denúncia pode evitar problemas no futuro e garantir que as ações certas sejam tomadas.