Clealco
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Por Clealco

O Grupo Clealco alcançou um marco definitivo em seu processo de reestruturação, com o closing de uma relevante transação já homologada nos autos de sua recuperação judicial. A negociação garantiu valor suficiente para solucionar cerca de 80% do passivo em recuperação judicial do Grupo, e ainda a manutenção da capacidade produtiva da empresa sem a necessidade de venda de nenhuma UPI (Unidade Produtora Independente). Após um período inicial de carência, a companhia sucroenergética terá aproximadamente cinco anos para restituir o montante obtido.

Com a transação, a alavancagem financeira da empresa fica reduzida de forma significativa. O CEO do grupo, Gustavo Henrique Rodrigues, destaca que “a trajetória recente de superação da Clealco entrará para a história do setor como referência de verdadeira e rápida recuperação, onde saímos de um cenário financeiro e operacional extremamente crítico para a conclusão de uma transação que reduz substancialmente o passivo da empresa. E tudo isto em menos de cinco anos”.

A negociação durou cerca de dois anos e foi conduzida pela diretoria da Clealco (foto), com apoio da área de finanças corporativas da Czarnikow Group, contratada para buscar junto à companhia uma alternativa definitiva para o seu endividamento, em linha com o plano de recuperação judicial aditado em junho/20.

"A Czarnikow tem muito orgulho de ter assessorado a Clealco nesta transação transformacional. Seguiremos apoiando a companhia e seus acionistas neste novo ciclo que promete ser muito positivo", destaca Fernando Soares, Senior Manager da Czarnikow Group.

Moagem cresce mais de 70% em três anos

A transação representa o auge do processo de transformação da Clealco e é resultado de uma ampla estratégia de reestruturação iniciada há cinco anos para retomada de rentabilidade da companhia. Nos últimos três exercícios, o grupo alcançou um total de mais de R$ 350 milhões em lucro líquido.

A Clealco, que produz açúcar VHP, etanol e energia, conta com duas unidades produtivas em operação e segue para alcançar uma moagem total de 7 milhões de toneladas de cana de açúcar nesta safra - superando em mais de 70% o volume atingido na safra 19/20, quando ainda estruturava-se o aditamento ao seu Plano de Recuperação Judicial.

Colheita de cana-de-açúcar em operação da Clealco no interior de SP; Grupo ampliou moagem em 70% em três safras — Foto: Divulgação
Colheita de cana-de-açúcar em operação da Clealco no interior de SP; Grupo ampliou moagem em 70% em três safras — Foto: Divulgação

O atual momento da companhia, que gera mais de 2,4 mil empregos diretos em cerca de 25 municípios na região noroeste do estado de São Paulo, consolida o seu modelo de gestão, marcado por uma cultura de valorização e desenvolvimento de pessoas, e na construção e implementação de ações focadas na excelência operacional, geração de valor e sustentabilidade do negócio.

“A Clealco tem como grande diferencial as pessoas, um time que teve papel decisivo nesta transformação, se destacando pela competência, engajamento e pelo exemplo de resiliência. O sentimento de corresponsabilidade que permeou nossas ações ao longo dos últimos anos fez com que a Clealco se fortalecesse frente às adversidades e registrasse sucessivos resultados recordes. Soma-se ainda a integridade e transparência que sempre tivemos junto aos stakeholders, mantendo uma forte relação com os parceiros, em especial os produtores de cana-de-açúcar”, comenta o CEO.

“Com a contínua evolução de performance que temos alcançado nas operações e a manutenção da geração de caixa em alto patamar, estamos plenamente confiantes de que este marco da nossa transformação vai nos impulsionar a sermos ainda maiores”, diz.

Nova marca

Para simbolizar esse momento, pela primeira vez em 42 anos de história, a empresa realizou um amplo projeto de rebrand. A nova marca preserva as cores originais, características da empresa e escolhida por seus fundadores, ao passo que atualiza elementos visuais importantes, transmitindo leveza, inovação e dinamismo.

Com 42 anos de história, Grupo Clealco apresenta nova marca. — Foto: Divulgação
Com 42 anos de história, Grupo Clealco apresenta nova marca. — Foto: Divulgação

“A nova marca da Clealco valoriza a coragem e pioneirismo, perseverança e resiliência dos seus fundadores, reconhecendo também o legado que tem sido mantido de forma veemente pelos atuais Conselheiros de Administração da Companhia; ao mesmo tempo, reflete a transformação e o propósito do negócio”, avalia Rodrigues.

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